DEFENJUTSU E A TEORIA DAS TÉCNICAS

              DEFENJUTSU E A TEORIA DAS TÉCNICAS

ARMLOCK ( CHAVE DE BRAÇO ESTICADO )

A chave de braço — também conhecida pelo termo em inglês armlock — é um golpe usado na luta de chão no qual o lutador pega o braço do adversário e coloca-o entre suas pernas, ficando com o punho dele, seguro por suas mãos, no centro de seu próprio peito, dominando-o com o polegar do adversário apontado para cima.
O atacante põe uma perna sobre o pescoço forçando o calcanhar contra ele e a outra sobre o peito, mantendo o adversário sob seu domínio.Isso feito, o atacante une seus joelhos para tornar mais agudo o ângulo entre a articulação do cotovelo do adversário e o seu próprio quadril, que faz o ponto de apoio para a alavanca. Então, o atacante projeta seu quadril, elevando o cotovelo do adversário, e mantém o punho dele num nível mais baixo que seu cotovelo.
Forçando assim a articulação, o atacante obriga o adversário a abandonar o confronto e, se não houver desistência, o golpe destrói toda a articulação do cotovelo, desde ligamentos até as cartilagens e demais estrutura, inclusive as extremidades dos ossos.
CHAVE DE JOELHO

A Chave de Joelho,  ou  knee bar  (também conhecido  como straight legbar),  é  uma  chave  de  perna de  que superextensão do joelho. A chave de joelho básica é feita de maneira parecida  do  armbar ao segurar  a  perna do adversário entre as pernas e os braços de modo que o joelho do oponente aponte para o corpo do autor. Ao empurrar os quadris para frente, a perna do  adversário  é  esticada  e  alavancada  ainda  mais  estendendo  o joelho. A variação da chave  de  joelho é feita  de  forma semelhante, mas em vez de  segurar  a perna  com  as mãos, o pé do oponente é empurrado por trás  de  uma axila.  Puxando o  ombro  para  trás  e  empurrando  os quadris para frente, uma maior quantidade de força é aplicada ao joelho, e o bloqueio se torna muito mais difícil escapar.
LEG LOCK ( CHAVES DE PERNA )

Chave de perna ou leglock é um tipo de golpe que dirigido às articulações da perna, como o tornozelo, joelho ou quadril. A chave de perna direcionada às articulações dos pés pode ser chamada de chave de pés, ou foot lock, e uma direcionada aos quadris de chave de quadril, ou hip lock.
As chaves de pernas estão, nos mais variados níveis de restrição, em esportes de combate, mas no DEFENJUTSU, podem ser usadas como recurso técnico na defesa pessoal.
Tal como acontece com outras chaves, as chaves de perna são mais eficazes quando o corpo é usado como uma alavanca. Alguns golpes usam as grandes articulações do joelho ou do quadril e envolvem a utilização de uma alavancagem para neutralizar os grupos musculares maiores, enquanto outros atacam diretamente ligamentos no joelho ou nas pequenas articulações do tornozelo. As Chaves de Perna podem envolver posições de controle, como o “triângulo de perna para dentro” ou “nó de perna” para manter o controle durante a aplicação do ataque ou a transição entre dois ataques, apesar de algumas posições de serem proibidas em competições esportivas.

PROJEÇÕES OU QUEDAS

 As Projeções, também chamadas de Quedas, , são de extrema importância para formar um lutador completo.
As quedas são golpes utilizados para projetar o adversário ao chão, seja de lado ou de costas.

Ippon Seoi Nage

O Ippon Seoi Nage (Ippon = Único, Seoi = ombro ,Nage = arremessar), é uma técnica de projeção, onde quem executa faz pegada no kimono do adversário, provoca o desequilíbrio, prepara o golpe fazendo a movimentação do corpo e executa projetando o adversário sobre o seu próprio ombro.

Morote Gari / Baiana / Double Leg

Embora sejam 3 técnicas de quedas com nomes distintos, possuem o mesmo princípio, que é o domínio sobre as duas pernas do adversário, projetando ao chão.

Uchi Mata

Desenvolvido por Jigoro Kano, o Uchi Mata é uma técnica de projeção do Judo, muito bem adaptada ao mma. Neste golpe a intenção é desequilibrar o oponente para a frente, pegando na parte superior das costas ou  na gola com uma mão, e no braço com a outra. Com as pegadas feitas de forma firme, o lutador faz o giro do corpo, encaixando uma das pernas entre as pernas do adversário, levantando-a e puxando o oponente com os braços sobre o seu próprio quadril. É considerado um dos golpes mais plásticos e eficientes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRADUAÇÃO DO DEFENJUTSU

MATÉRIA DO DEFENJUTSU NA REVISTA ECLO FIGTH ( REVISTA DE ARTES MARCIAIS DIGITAL.