LESÕES CAUSADAS NAS ARTES MARCIAIS


LESÕES CAUSADAS NAS ARTES MARCIAIS

O objetivo do processo reabilitacional é o de capacitar a pessoa lesionada a retornar ao nível funcional que apresentava antes da lesão, no período mais breve possível, respeitando as características intrínsecas da lesão. Esse processo inclui a restauração das amplitudes de movimento, da flexibilidade, da resistência e da velocidade muscular, da agilidade e da proprioceptividade. Em geral uma programação visando à função perdida, analisando-se com bom senso a lesão primária, os sintomas advindos dela e as fases de cicatrização tecidual, é o melhor caminho a seguir .
Prevenção Com o exercício de alongamento temos o resultado de relaxamento físico e mental do atleta, promove o desenvolvimento da consciência do próprio corpo, reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular, ainda diminui a irritabilidade muscular e restringe a tensão muscular .
No processo inflamatório, ocorrem em sequência cronológica lesões celulares e teciduais, distúrbios circulatórios, exsudação e fenômenos proliferativos e reparadores. Define-se assim inflamação como sendo conjunto de todas essas alterações ou fenômenos, podendo acontecer em qualquer parte do organismo em resposta a um agente nocivo . A inflamação divide-se em padrões agudo e crônico: a inflamação aguda tem uma duração relativamente curta, de minutos, horas, ou alguns dias, e suas principais características são exsudações de líquidos e proteínas plasmáticas (edema) e a emigração de leucócitos principalmente neutrófilos. A inflamação crônica tem uma duração mais longa e está associada à presença de linfócitos e macrófagos, há a proliferação de vasos sanguíneos, fibrose e necrose tecidual. Lesão Muscular Lesões podem ser causadas espontaneamente por torções, em função de fadiga ou fraqueza muscular advindas de uma prática extenuante ou inapropriada, ou por um contato com o adversário, causando alterações fisiológicas nas articulações, ou ainda pela acumulação de microtraumatismos no decorrer do tempo de prática esportiva. A manifestação clínica irá depender da severidade e da natureza da lesão, podendo ser classificada em três categorias: a) leve (grau I): apresenta poucas fibras lesadas, pequeno edema e desconforto, além de mínima perda de força e movimento; b) moderada (grau II): apresenta grande lesão muscular com perda de força; c) severa (grau III): apresenta extensa lesão muscular, resultando em perda total da função do músculo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRADUAÇÃO DO DEFENJUTSU