O QUE É DEFESA PESSOAL E PORQUE TREINAR O DEFENJUTSU


   O QUE É DEFESA PESSOAL E PORQUE TREINAR O DEFENJUTSU
Defesa Pessoal é o conjunto de movimentos de defesa e ataque, abstraídos de um ou mais estilos de Artes Marciais, que objetivam promover a defesa pessoal própria ou de terceiros, conjugando, ao máximo, as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais da pessoa que pratica.
Visto a enorme gama de artes marciais e esportes de combate hoje existentes, muitas dessas que poderiam ser utilizadas para defesa pessoal, se prendem a aspectos esportivos, deixando de lado sua origem e objetivo primário que é a sobrevivência perante o inimigo, acabando desta forma totalmente com sua efetividade em situações reais.
Quando se fala em Defesa Pessoal, uma das primeiras coisas que nos vem à mente é a pergunta: “Por que praticar Defesa pessoal?” Embora óbvio, merece uma resposta elucidativa:
Praticando o DEFENJUTSU uma Arte Marcial de Defesa Pessoal, se adquire, ao longo do tempo, conhecimento e habilidades suficientes para fazer frente contra agressões à mão livre ou armada, ampliando a possibilidade de êxito na preservação de nossa integridade física ou a de terceiros, em situações de risco real contra violências de qualquer natureza.
É um dos primeiros e grandes benefícios que vamos obter praticando DEFENJUTSU, pois é uma atividade eminentemente prática, que requer um trabalho físico coordenado e adequado a cada praticante, voltado às exigências motoras de cada técnica, resultando no desenvolvimento de habilidades, voltado a otimizar todo o potencial de cada praticante, nos mais diversos aspectos, tais como; condicionamento aeróbio, alongamento, flexibilidade, agilidade, força, coordenação motora, etc.
Como sempre instruímos a nossos alunos que a reação inicia-se antes que a agressão se concretize, no DEFENJUTSU ensinamos a pessoa a estar sempre preparada, para que ele possa, através de treinamento, melhorar a sua capacidade de antever e prever uma situação de risco ou agressão”.
Neste contexto, as técnicas de Defesa Pessoal ganham um relevo expressivo, haja vista que são aplicáveis, integral ou complementarmente.
Algumas situações e técnicas de defesa contra as agressões mais comuns (empurrão, pegada na mão, no pescoço, soco, chute, agarramentos, estrangulamentos, defesa contra de bastão (porrete),
defesa contra ataque com arma branca;defesa contra ameaça com arma de fogo, essas situações são abordadas e praticadas no DEFENJUTSU em forma de simulação de uma situação de risco de vida na qual a pessoa possa se encontrar.
Nos treinos lembramos aos nossos alunos que se possível NÃO REAJA, tem manter a calma, não faça movimentos bruscos, avise antes de se movimentar e outras dicas de segurança ao ser abordado por um assaltante principalmente se este estiver armado. 
As técnicas do DEFENJUTSU são exclusivas para defesa pessoal e não existe competições esportivas neste sistema. 
A defesa pessoal é o principal objetivo.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRADUAÇÃO DO DEFENJUTSU